data-filename="retriever" style="width: 100%;">Foto: Jaiana Garcia (Diário)
Artesãs vendem plantas, produtos culinários, decorativos e de beleza e fortalecem vínculos de amizade
Foi pela internet que um grupo de mulheres artesãs se conheceu e teve a ideia de criar um espaço para a exposição e venda dos produtos. Assim surgiu a Feira & Arte do Rosário, que acontece aos sábados na Praça Hermenegildo Gabbi, no Bairro Nossa Senhora do Rosário, em Santa Maria. O trabalho, até então individual, ganhou força com a união das mulheres. Já são 22 envolvidas na feira. A maioria delas criou os negócios durante a pandemia.
- A gente acredita na força da mulher. Batalhamos muito para ganhar espaço e aqui é mais um oportunidade. Muitas tiveram bebê, perderam emprego, reduziram a renda na pandemia, mantém outros trabalhos paralelos - explica uma das organizadoras da feira, a turismóloga e artesã Tayná Dalcin.
Parque de diversões começa a receber o público em Santa Maria
As organizadoras entraram em contato com a prefeitura, que acatou a ideia e forneceu um alvará provisório de funcionamento. Agora, a praça que muitas vezes se torna um espaço ocioso, ganha vida com a produção feminina e a circulação de pessoas. São pães, bolos, cosméticos, plantas, panos de prato, doces e objetos decorativos comercializados em um espaço de sororidade e amizade.
- Tem sido muito bom. Estamos conhecendo trabalhos que a gente nem imaginava e pessoas que antes não tínhamos contato, fortalecendo o trabalho uma da outra - afirma a microempreendedora Fabiana Ramão, uma das organizadoras e expositoras.
Os produtos podem ser encontrados na feira presencial, aos sábados, das 13h30min às 17h30min, ou encomendados pela internet no perfil do Instagram.